Um dos grandes trunfos das ferramentas de BI é a possibilidade de transformar dados completamente dispersos em algo compreensível e organizado. Uma das ferramentas que possibilitam a visualização de dados da melhor maneira possível, certamente, é a visualização por mapas.
Entretanto, para que o PowerBI entenda da melhor maneira a localização certa das cidades, é necessário passar todas as informações que ele necessita. Como? Fazendo uma hierarquia de localização. Vejamos:
Temos as colunas cidade e uf
Entretanto, ao usar apenas esses dados, é capaz de ocorrer alguns problemas como a demonstração abaixo:
O que fazer para resolver este problema? Duas soluções. Uma mais rápida, porém menos precisa, e outra um pouco mais demorada (e que vou fornecer no final do post) porém ideal para quem precisa de precisão.
A mais rápida é apenas inserir a coluna país e colocá-la acima de uf
O segundo método é inserir as coordenadas dos locais desejados. Essa tática foi especialmente interessante para mim em um projeto em uma empresa pois eu precisava localizar vilas e regiões que não eram bem mapeados no primeiro método (a localização é feita pelo Bing e não pelo Google).
Obter essa lista de coordenadas de municípios foi um trabalho um tanto quanto demorado, mas para não guardar isso apenas comigo, estou disponibilizando em formato csv, que pode ser particularmente útil nos projetos de pessoas que trabalham com PowerBI aqui no Norte, especialmente no Pará.
Até breve!