Todo microempresário precisa organizar as contas da sua empresa em uma planilha. As vezes controla outras coisas também como estoque, pagamento de funcionários, pedidos realizados, pagamentos a receber, etc.
Entretanto, eu sei muito bem o quão fácil é se perder no meio de tantas tabelas e tratá-las apenas como uma burocracia chata que nos obriga a mantê-la apenas para não se perder mais ainda nos afazeres do dia-a-dia.
Pense você sendo dono de um restaurante que, durante a pandemia de Covid-19, teve que readaptar seu negócio para atender via delivery. Como você é uma pessoa organizada, resolve anotar todos os pedidos em uma planilha pois gosta de manter um histórico e, quem sabe um dia, isso sirva pra alguma coisa (ou talvez só pra lembrar dos tempos de “perrengue” que foram esses).
Ok, você é organizado o suficiente e mantém a planilha preenchida toda vez que chegam pedidos novos e gosta de olhar para ela, mesmo sem imaginar o que dá pra tirar de útil daí.
Você consegue se identificar com esta situação? E se eu te dissesse que essa mesma planilha de Excel pode ser a base de informações para este dashboard:
Sim, aquela planilha totalmente sem graça e sem sentido se transformou nesse belo dashboard totalmente interativo, onde você, dono do delivery, pode acompanhar dados como quantidade de entregas, valor faturado, valor médio por pedido, tempo médio de entrega e muitas outras informações que são interessantes para ele como administrador do seu negócio.
Aí você me pergunta: “Ok, Edwin. Isso só deixou mais apresentável a tabela que eu tinha. O que eu faço com esse dashboard? Fico admirando a beleza dele? 🤨”
É aí que você tem que exercitar um dos maiores dons de um empreendedor: a ANÁLISE.
Sim, você como empreendedor deve entender esse dashboard e começar a colocar seus neurônios pra funcionar: achar informações úteis e que serão interessantes no seu negócio.
Por exemplo: Imagina que, olhando o dashboard, você identificou que o bairro do Guamá costuma pedir bem mais Bife à cavalo do que outros pratos. O que você faria com esta informação?
Para muitos isso pode ser algo completamente irrelevante, mas você, sábio empreendedor, tem faro pra dinheiro: Se esse é o prato mais vendido neste bairro, que tal colocar umas promoções no cardápio? “Compre um bife à cavalo e ganhe um suco grátis” iria aumentar mais ainda a saída deste prato e, consequentemente, um aumento no seu faturamento.
Poderia ter outra visão: Se você percebe que suas vendas caem às segundas, que tal fazer uma campanha de marketing para aumentar as saídas neste dia? É claro, você só iria saber se sua campanha deu certo olhando para o dashboard e acompanhando a evolução dos pedidos às segundas-feiras. Em uma planilha? Claro que não. Em um belo e intuitivo gráfico:
Sim, é pra isso que o dashboard e a análise de dados servem. Para ver o que não se tinha percebido até então e utilizar isso para ganhar mais dinheiro (ou reduzir seus custos, por que não?)
Veja se não era isso que faltava para seu empreendimento finalmente ter um ar mais profissional. Ser guiado apenas por sua intuição não é mais certeza para ninguém, ainda mais no cenário caótico que estamos vivendo atualmente. Guie-se por dados e cresça com seu empreendimento.
Um grande abraço
Edwin Chagas – Analista de BI