CAC, LTV, ROI e NPS: Como acompanhar as métricas do meu negócio de uma forma mais fácil?

Em meio a pandemia que estamos vivendo no ano de 2020, muitos empreendedores (especialmente os pequenos e médios) estão se virando como podem para fechar as contas no final do mês. O baixo faturamento é uma realidade e isso acaba refletindo em diversas áreas.

Entretanto, dizer que está “tudo ruim” não basta. É preciso colocar a cabeça no lugar e analisar, de forma imparcial e empírica, todas as variáveis que envolvem o negócio.

Neste post, irei fazer um breve explicativo destes indicadores (caso ainda não saibam) e mostrar uma maneira muito fácil de acompanhá-los, mesmo quem tem dificuldade em lidar com números (pois os dados são mostrados em um dashboard completamente interativo e intuitivo).

CAC – Custo de Aquisição do Cliente

O Custo de Aquisição do Cliente, também conhecido por CAC, é um importante indicador que se refere ao quanto sua empresa está gastando para angariar um novo cliente. Este valor é especialmente importante pelo fato de saber, já de antemão, se sua empresa está tendo gastos elevados para adquirir um novo cliente, já que manter um cliente já existente é bem menos oneroso do que adquirir novos.

Para ter um novo cliente na empresa, basicamente temos dois grupos de gastos: marketing (campanha digital ou impressa, divulgação da marca, automação, e-mail,etc) e vendas (comissão de vendedores, gastos com telefone, combustível, etc).

Logo, a fórmula para obter este indicador é:

CAC =

(CUSTO DE MARKETING + CUSTO DE VENDAS) / QTE DE NOVOS CLIENTES

Digamos que, realizando um levantamento bem completo em sua empresa em determinado período, foi possível identificar os seguintes valores:

Custo de marketing: R$5000

Custo de Vendas: R$8000

Clientes neste período: 12

CAC = (5000+8000)/12 = R$ 1.083

Neste caso, sabemos que, em média, um cliente custou R$1.083 para a empresa.

LTV – Lifetime Value

Este indicador reflete o quanto de retorno o cliente deu para sua empresa ao longo de sua “vida”, ou seja, enquanto esteve na sua carteira de clientes.

Para este indicador, outro conceito importante é o de Ticket Médio, que nada mais é do que o seu total de vendas dividido pelas vendas efetuadas ou quantidade de clientes na carteira.

Ticket Médio =

Vendas no período / Vendas realizadas

LTV =

Ticket Médio x Recorrência de compra x Tempo médio que este cliente esteve na carteira (meses, anos…)

Vamos considerar os seguintes valores:

Ticket Médio: R$500

Recorrência: 12 meses

Tempo de carteira: 5 anos (60 meses)

LTV = 500 x 12 x 60 = R$ 360.000

Com base no CAC e no LTV já podemos tirar uma informação bem importante: o nosso cliente “custou” R$1.083 e trouxe um retorno de R$360.000 enquanto esteve na nossa base (o que é excelente, diga-se de passagem).

Nesta breve análise, já é possível perceber um detalhe: para uma empresa se manter saudável, o CAC deve se manter o menor possível, enquanto que o LTV seja o maior possível. Isso é lógico, afinal nenhuma empresa quer investir em um cliente que não traz o retorno necessário.

ROI – Return Over Investment

Já temos duas métricas muito importantes, mas ainda falta a terceira, o ROI. Este indicador irá verificar a proporção entre custo e retorno do seu cliente, entretanto, diferente do CAC, não irá considerar apenas os gastos com a aquisição do cliente, mas sim todos os gastos envolvidos na operação, inclusive custos fixos como energia, internet, aluguel, etc…

Este indicador irá revelar se sua empresa é saudável financeiramente e se está “valendo a pena” os investimentos e nos retornos que eles trazem.

ROI =

((Ganhos obtidos – Investimento) / Investimento) x 100

Exemplificando melhor, caso a nossa empresa tivesse um ganho de R$20.000 e investido R$12.500, nosso ROI seria de 60%.

NPS – Net Promoter Score

Nossa última métrica, mas não menos importante, é o NPS. NPS significa Net Promoter Score e foi criada por Fred Reichheld, Consultor da Bain & Company, após publicação de artigo na Harvard Business Review em 2003.

O NPS nada mais é do que a avaliação do grau de fidelidade dos seus clientes e o quanto eles estão satisfeitos com seu serviço. Ele é calculado com base em uma escala, onde o cliente irá responder diversas perguntas e dar uma nota de 0 a 10, sendo o zero geralmente a opção “pouco provavelmente” e a 10 como “muito provavelmente”

Antes de fazer os devidos cálculos, é importante notar que existem “classificações” para cada resposta: Se a pessoa der uma nota de 0 a 6, ela deve ser considerada uma detratora (ou seja, uma pessoa que provavelmente está insatisfeita com seu serviço e irá falar pouco ou falar mal da sua empresa para outras pessoas próximas). Caso dê uma nota de 7 a 8, ela é considerada neutra (minimamente satisfeita com o serviço, mas não ao ponto de divulgar). Por último, caso dê uma nota de 9 a 10, ela é considerada uma promotora, ou seja, alguém que realmente está gostando muito do seu serviço e faz questão de divulgá-lo para pessoas próximas.

Sabendo disso, vamos ao cálculo do NPS.

NPS =

(total Promotores / total de respostas) – (total Detratores / total de respostas) x 100

Digamos que tivemos 20 respostas, sendo 10 promotores, 7 neutros e 3 detratores.

Usando a fórmula acima:

NPS =

((10/20) – (3/20)) x 100= 35%

Para auxiliar a análise, existem faixas de acordo com a nota obtida:

  • Excelente – NPS entre 75 e 100
  • Muito bom – NPS entre 50 e 74
  • Razoável – NPS entre 0 e 49
  • Ruim – NPS entre -100 e -1

No caso acima, tivemos um NPS razoável.


É claro que, em uma empresa que está começando, esses indicadores serão bem tímidos, difíceis até de ter dados suficientes para analisá-los. Entretanto, a grande jogada aqui é acompanhá-los ao longo do tempo de operação da empresa, analisado como eles se comportam diante um novo produto ou estratégia utilizada.

“Certo… Entendi os indicadores e como eles podem ser úteis para o meu empreendimento. Mas como acompanhá-los? Preciso gerar um gráfico no Excel e mandar para o meu consultor todo mês?”

Não, não. E é aí que mora o “charme” do PowerBI e os dashboards que ele gera. Para este artigo, eu elaborei um relatório exclusivo onde uma empresa pode acompanhar seus indicadores de forma fácil e rápida, sem precisar gerar longas planilhas ou gráficos difíceis de entender. Veja só!

O relatório acima é completamente interativo. Clique nas opções de data disponíveis do lado esquerdo.

Caso haja alguma dúvida ou sugestão, comente aqui em baixo. Terei muito prazer der responder!

Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *